Linhagem Zen Peacemaker
Os Professores de Bernie Glassman Roshi
Koryu Osaka, Roshi (1901 - 1985)
Roshi Bernie Glassman passou seu primeiro koan (e os próximos 100 koans) com Koryu Roshi e o considera seu professor de coração.
Koryu Roshi sucedeu ao Dharma de Joko Roshi, que, angustiado com o que viu como a corrupção do sacerdócio, criou o Shakyamuni Kai como um grupo Rinzai leigo baseado em Tóquio (Hannya Dojo) com um centro de treinamento no Monte Fuji (Hannya Fuji Dojo) e pediu que Koryu Roshi nunca ordenasse.
Koryu Roshi enfatizou a prática leiga, realizando sesshin mensais. Alguns alunos moravam com ele, incluindo Hakuyu Taizan Maezmumi (durante seus anos de faculdade) e o irmão mais velho de Maezumi, Hakujun Kuroda Roshi.
Koryu Roshi morreu em 27 de julho de 1985.
Taizan Maezumi, Roshi (1931 - 1995)
Maezumi Roshi liderou o crescimento do Zen Budismo nos Estados Unidos e serviu como professor e mentor de Roshi Bernie Glassman.
Nascido em 24 de fevereiro de 1931, Maezumi Roshi foi ordenado monge Soto Zen aos onze anos. Ele se formou em Literatura Oriental e Filosofia pela Universidade de Komazawa e estudou em Sojiji, um dos dois principais mosteiros Soto no Japão. Ele recebeu a transmissão do Dharma de Hakujun Kuroda, Roshi, em 1955. Ele também recebeu aprovação como professor (Inka) de Koryu Osaka, Roshi e Hakuun Yasutani, Roshi, tornando-se assim um sucessor do Dharma em três linhas do Zen.
Em 1956, Maezumi Roshi veio para Los Angeles como sacerdote no Templo Zenshuji, a Sede Soto dos Estados Unidos. Ele dedicou sua vida a estabelecer uma base sólida para o crescimento do Zen Budismo no Ocidente. Em 1967, ele fundou o Los Angeles Zendo, que se tornou o Zen Center de Los Angeles. Seu fundador honorário é Baian Hakujun Daiosho, que chefiou a Suprema Corte da Seita Soto e foi uma das principais figuras do Soto Zen japonês.
Maezumi Roshi estabeleceu seis templos nos Estados Unidos e na Europa que estão formalmente registrados na Sede da Soto no Japão. Além do ZCLA, eles incluem o Zen Mountain Center na Califórnia; a Ordem Zen Peacemaker (Bernie Tetsugen Glassman, Co-Fundador); Centros Kanzeon Zen de Salt Lake City, Utah e Europa (Genpo Merzel, Abáde); e Zen Mountain Monastery em Nova York (Daido Loori, Abáde). Os centros afiliados também incluem o Great Mountain Zen Center no Colorado (Shishin Wick, professor), a Comunidade Zen de Oregon (Chozen Bays, professor); Comunidade Zen de Três Tesouros em San Diego (Jikyo Miller, professor); Centro Zen de Mexico, Coyoacan (Tesshin Sanderson, professor) e Centro Zen de la Cuidad de Mexico.
Em 1976, Maezumi Roshi estabeleceu o Instituto Kuroda para o Estudo do Budismo e Valores Humanos, uma organização educacional sem fins lucrativos formada para promover estudos sobre o budismo em suas ramificações históricas, filosóficas e culturais. O Instituto atende à comunidade acadêmica, fornecendo um fórum no qual os acadêmicos podem se reunir em conferências e colóquios. O Instituto também publica uma série de livros com a University of Hawaii Press dedicada à tradução de clássicos do Budismo do Leste Asiático e apresentações de trabalhos acadêmicos de suas conferências. Maezumi Roshi também fundou o Instituto Dharma na Cidade do México.
Maezumi Roshi fundou a White Plum Asanga, em homenagem a seu pai Baian Hakujun Daiosho. Ele transmitiu o Dharma a doze sucessores: Bernie Tetsugen Glassman (MA), Dennis Genpo Merzel (UT e Europa), Charlotte Joko Beck (CA), Jan Chozen Bays (OR), John Daido Loori (NY), Gerry Shishin Wick (CO ), John Tesshin Sanderson (México), Alfred Jitsudo Ancheta (NM), Charles Tenshin Fletcher (CA), Susan Myoyu Andersen (IL), Nicolee Jikyo Miller (CA) e William Nyogen Yeo (CA). Na América, Maezumi Roshi ordenou 68 sacerdotes Zen e deu os preceitos budistas leigos a mais de 500 pessoas.
O Venerável Hakuyu Taizan Maezumi, Roshi, 64, primeiro Abade do Zen Center de Los Angeles e uma influência seminal no crescimento do Zen Budismo nos Estados Unidos, morreu repentinamente em Tóquio, Japão, na madrugada de segunda-feira, 15 de maio , 1995 (horário japonês).
Como uma importante contribuição para a transmissão dos ensinamentos budistas ao Ocidente, Maezumi Roshi foi fundamental para trazer à realização a formação da Associação Soto Zen Budista (SZBA) de professores americanos Soto Zen. Maezumi Roshi também promoveu programas de intercâmbio entre padres e praticantes leigos entre os Estados Unidos e o Japão. Ele publicou comentários sobre as principais obras budistas, e suas obras coletadas serão publicadas postumamente.
Pouco antes de sua morte, Maezumi Roshi deu Inka a seu discípulo sênior Roshi Bernie Glassman.
Maezumi Roshi deixa sua esposa Martha Ekyo Maezumi e seus três filhos, Kirsten Mitsuyo, Yuri Jundo e Shira Yoshimi.
Hakuun Yasutani, Roshi (1885 - 1973)
O mestre zen japonês Yasutani Hakuun Roshi nasceu em 1885 em uma família de poucos recursos, logo sendo adotado por outra família. Aos cinco anos, sua cabeça foi raspada, simbolizando a condição de monge budista, e enviada a um templo Rinzai, Fukuji-in, localizado na costa aos pés do Monte Fuji, perto da cidade de Numazu. Aos onze anos, ele se mudou para um segundo templo Rinzai próximo, Daichu-ji. Pouco mais de um ano depois, após uma altercação com um colega estudante, ele se mudou para um templo Soto, Teishin-ji, estudando com Yasutani Ryogi, de onde tirou seu nome. Aos dezesseis anos, ele foi ao templo Denshin-ji, também seita Soto, em Shimoda, a cerca de setenta e cinco milhas de distância, na ponta da península de Izu, para continuar a estudar e servir como assistente de Nishiari Bokusan Zenji
Ao longo de seus vinte, trinta e até quarenta anos, Yasutani continuou seus estudos e treinamento no Japão, viajando de templo em templo estudando com uma variedade de sacerdotes budistas e mestres zen em busca da verdade. Aos trinta anos, Yasutani se casou e, embora fosse sacerdote, porque não havia templo disponível, começou uma carreira de dez anos como professor e diretor do ensino fundamental. Nesse ínterim, ele teve cinco filhos.
Mesmo casado e dando aulas no nível elementar, ele continuou a viajar e estudar com vários mestres ao longo de sua gestão em busca de um mestre genuíno. Em 1925, aos quarenta anos, ele encontrou seu mestre, desistindo de seu ensino e diretoria para se tornar um sacerdote da seita Soto em tempo integral no Templo Hosshin-ji sob o grande mestre zen da linhagem Soto e Rinzai, Harada Daiun Sogaku Roshi.
Dois anos depois, sob os auspícios de Harada, ele alcançou Kensho. Dezesseis anos depois, em 8 de abril, o dia em que os japoneses tradicionalmente reconhecem o aniversário de Buda, 1943, aos 58 anos, Yasutani recebeu Inka Shomei, o Selo de Transmissão.
Começando no verão de 1962, Yasutani Roshi fez a primeira de seis viagens aos Estados Unidos, continuando a fazê-lo basicamente anualmente até 1969. Na primeira visita em 1962, ele conduziu sesshins de quatro a sete dias em Honolulu, Havaí; Los Angeles e Claremont, Califórnia; Wallingford, Pensilvânia; Nova Iorque, Nova Iorque; Boston, Massachusetts; e Washington, D.C. Suas cinco visitas seguintes à América foram semelhantes em escopo.
O que diferencia Yasutani Roshi de outros mestres Zen contemporâneos foi seu impulso fervoroso, quase zeloso, de sintetizar o que ele considerava os pontos fortes e o melhor das seitas Soto e Rinzai, criando no processo uma nova linhagem de Zen chamada Sanbo Kyodan, "A Sociedade dos Três Tesouros".