PADMAPICS > Conheça a Missão, a Visão e os Valores que orientam nosso trabalho

MISSÃO

Aliviar as necessidades e os sofrimentos dos seres de forma holística e integral, através da Psicanálise, Terapias Integrativas e Produção de Conteúdo visando o Bem Viver.

VISÃO

Ser reconhecido como um empreendimento social atento em produzir ações coerentes com seus valores.

VALORES

Cultivamos os seguintes valores:

DIVERSIDADES
O reconhecimento e respeito das diversidades sexual e de gênero, de classe socioeconômica, cultural e regional/territorial, religiosa/espiritual são fundamentais como base de qualquer ação, atividade e projeto.

INTERSECCIONALIDADE
A influência que os diferentes recortes de raça, sexo e gênero, classe e afins, e suas diversas possibilidades de combinações entre si são necessárias e fundamentais para a análise ampla de cenário existencial de cada indivíduo.

INTERDEPENDÊNCIA/INTERCONEXÃO
Todos os seres estão conectados de forma grosseira e sutil por laços de compaixão.

INCLUSÃO SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICA
Uma inclusão verdadeira se dá ao se evidenciar que as dimensões social, ambiental e econômica não estão separadas.

ESPIRITUALIDADE ENGAJADA
A Espiritualidade é uma dimensão fundamental para a vida social, entendo-a como a relação da pessoa com o aspecto mais profundo e sagrado da vida. Ela pode ser experenciada pela prática de uma ou mais religiões mas isto não é uma condição obrigatória. A Espiritualidade Engajada se manifesta não só na aspiração mas na ação com bondade amorosa em relação à si mesmo, ao outro, às instituições/organizações e ao ambiente, em benefício de todos/as/es, sem exclusões.

COLABORAÇÃO/COOPERAÇÃO
A competição é uma emoção aflitiva e uma ilusão perigosa que existe pelo não reconhecimento da interdependência e da interconexão de todos os seres. A prática efetiva da colaboração e da cooperação é o antídoto natural e a melhor forma que temos para seguir juntos/as/es.

COMPAIXÃO
É colocar a bondade amorosa em ação, com olhar inclusivo, em todas as direções.

LUCIDEZ
Reconhecer o aspecto de sabedoria como potencial intrínseco em todos os seres e nas manifestações da natureza. Resgatar essas dimensões em si e nos outros ampliando as relações compassivas em todas as direções.

JUSTIÇA SOCIAL
Ampliar os meios de acesso social a processos terapêuticos e educacionais relacionados ao Bem Viver, contribuindo para reduzir as desigualdades sociais e estabelecendo a consciência da interdependência como chave para transformação individual e coletiva.

RESPEITO AMBIENTAL
Compreender os impactos da existência humana nos processos biológicos da vida na terra, tomando responsabilidade por reduzir os danos gerados ao ambiente e suscitar ações restaurativas e reflexivas como meio de sobrevivência, manutenção e florescimento da vida.

SUSTENTABILIDADE
Refletir e implementar meios de sustentação da vida e seus processos de trabalho cada vez mais incorporados com as inteligências naturais, reduzindo a necessidade do consumo e produção de resíduos e favorecendo uma relação cada vez menos prejudicial com a sociedade e com o planeta.

RESPONSABILIDADE UNIVERSAL
Vivemos todos em uma mesma casa, o planeta Terra, e todos somos responsáveis pela casa comum. As fronteiras étnicas e culturais não são barreiras à compaixão e à responsabilidade socioambiental.

CULTURA DE PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA
Todos aspiram a felicidade e se livrar do sofrimento. A felicidade de todos pode florescer através de redes não sectárias de cooperação e apoio. 

ATENÇÃO PLENA COM ESCUTA ATIVA
O processo de escuta ativa como meio de gerar benefício aos seres requer uma entrega silenciosa e focada que permita se aproximar do lugar de fala do outro. Essa atenção plena se mostra imprescindível para que haja uma troca clara e afinada.

ABERTURA AMPLA/NÃO SABER
Exercitar uma abertura ampla como base para o não julgamento deve ser o nosso ponto de partida. O não saber oferece a oportunidade de abertura fundamental capaz de abarcar qualquer experiência sem interferências.

AÇÃO COM BONDADE AMOROSA
A ação positiva (bondade) baseada na abertura plena, aceitando-se e aceitando o outro como ele é (amor), sem julgamentos, é uma prática fundamental para ser cultivada. Dá-se naturalmente pela consequência da prática do não-saber associada à escuta ativa.

DIÁLOGO INTER-SETORIAL PRÓ VIDA
É fundamental que o diálogo amplo entre os diferentes setores (Público, Privado e Terceiro Setor) se dê de forma efetiva, sistemática e sistêmica, para benefício de todos/as/es, sempre em favor da vida.

VISÃO BIOCÊNTRICA
A economia não deve ser o ponto central das relações humanas e de trabalho. A vida, sim.

BEM VIVER
Este valor remete a visão dos Povos Originários Sul Americanos. Conheça-o melhor clicando AQUI.

DILIGÊNCIA
Capacidade e decisão de se manter entregue e imerso na experiência a que se predispõe a realizar. Uma potência existencial que se funde com os valores e motivações por de trás de sua atividade.

VIDA SIMPLES: O DECRESCIMENTO COMO PROSPERIDADE
O crescimento desmedido e sem fim proposto por uma visão centrada na economia é insustentável. O cultivo de uma vida simples é a saída para perceber que se pode ser próspero e saudável mesmo que os índices econômicos pareçam dizer o contrário.