Roda de "ADEUS AO CAPITALISMO: Autonomia, Sociedade do Bem Viver e Multiplicidade dos Mundos"

Quintas, das 10h às 11h30, em 10 Encontros On-Line.
Com início em breve.


O que acontece na Roda

Iniciamos a Roda de Afetos, Estudos e Práticas On-Line com a prática regular de Meditação, Roda de Escuta (Council) e estudo do livro "ADEUS AO CAPITALISMO: Autonomia, Sociedade do Bem Viver e Multiplicidade dos Mundos", de Jérôme Baschet


Sobre Irvin D. Yalom

Irvin D. Yalom (Washington, DC, Estados Unidos, 13 de junho de 1931) é um escritor americano. Filho de imigrantes russos, formou-se em psiquiatria na Universidade de Stanford e está há 47 anos em Stanford.

Tornou-se conhecido quando sua obra Love's Executioner and Others Tales of Psychotherapy, publicada em 1989, alcançou a lista de livros mais vendidos nos Estados Unidos. Na mesma linha, seguiu-se Momma and the Meaning of Life (1999). Seu primeiro romance foi Quando Nietzsche Chorou (1992). Lançou também A Cura de Schopenhauer, Mentiras no divã e Os desafios da terapia.

Em Quando Nieztche chorou, Irvin Yalon romantiza a vida de Friedrich Nietzsche e Josef Breuer. Apesar dos personagens principais da trama nunca terem se conhecido (o próprio autor afirma em suas observações no final do livro), o romance é parcialmente baseado em fatos reais.


Facilitação

De Seu Sandro Câmara. Conheça mais nosso facilitador clicando na foto.


Sobre o Livro

Uma cólera digna ruge. Ela diz não ao capitalismo e sim a outros mundos possíveis. Ela sabe que a luta contra o capitalismo é a luta pela humanidade.

A crise global não afeta a todos da mesma forma. As mutações do mundo do trabalho e as subjetividades dispostas a participar de novas formas de produção e consumo redesenham nosso presente. O que significa, então, repensar a possibilidade de um mundo liberado do capitalismo? No contexto de uma crise que marca os limites do pensamento neoliberal, os novos movimentos sociais – os excluídos, sem documentos, sem empregos, sem moradia, migrantes, indígenas – propõem iniciativas de baixo para cima. Em um esforço inusitado, que combina projeção teórica e conhecimento direto de uma das experiências mais reflexivas de autonomia das últimas décadas, Jérôme Baschet analisa as experimentações sociais e políticas das comunidades zapatistas, explora as possibilidades do Bem Viver e propõe um balanço crítico dos movimentos e uma análise da organização política das comunidades autônomas federadas que assumiram a saúde, a educação, a segurança e os serviços de justiça.

Baschet explicita as características mais complexas do capitalismo financeirizado e explora caminhos alternativos para a elaboração prática de novas formas de vida. Sem estabelecer um modelo universal para as experiências de autogestão, nem construir uma grande história para o futuro, o autor condena-as a se dissolverem em algo novo, reabrindo o horizonte de outros mundos possíveis.

“Um dos efeitos mais prejudiciais das ideologias neocapitalistas é incutir a convicção de que o mundo em que vivemos – e onde o capital prospera à custa do trabalho – é o único possível. Jérôme Baschet, na perspectiva de uma esquerda radical, e sem reter as “velhas receitas revolucionárias cujas experiências do século XX atestaram o ‘trágico fracasso’, mostra que, ao contrário, é possível pensar alternativas e uma ‘pluralidade de caminhos para a emancipação'”. Libération

“Longe de se contentar com as críticas ao ‘neoliberalismo’ ou ao surgimento das redes altermundialistas, Baschet destaca a necessidade de desenvolver um ‘anticapitalismo’ que afirme uma efetiva superação do capitalismo. A tarefa consiste tanto em refinar a crítica do existente quanto em dar consistência a mundos alternativos capazes de nos ‘salvar’ do capitalismo.” Alexandra Bidet – Revue Française de Science Politique

“O capitalismo contemporâneo é autodestrutivo. O medievalista Jérôme Baschet explica as razões disso e traça os caminhos da sociedade que poderia sucedê-lo. Uma reflexão sobre o Bem Viver que percorre os caminhos da utopia para pensar a emancipação.” Federico Tarragoni – La vie des idées


Inscreva-se

Para participar, a sua contribuição tem um valor sugerido (com desconto para pagamento integral via PIX  com inscrições e depósito realizados até 12 de Junho) e dispomos de algumas bolsas de até 100% (prioritárias para pessoas em vulnerabilidade social/financeira negras, indígenas, lgbtqia+/trans/travestis ou com deficiência) para que nenhuma pessoa que deseje participar fique de fora.  

Por gentileza, inscreva-se e nos ajude a te conhecer melhor. Assim você garante o acesso à nossa Sala de Aula Virtual (onde estará os links dos encontros passados), ao grupo de comunicação via WhatsApp e ao recebimento de informações e materiais extras.

Acesse o Formulário de Inscrição clicando na foto ou AQUI.


Onde adquirir o livro?

Você pode adquirir o livro pelo nosso link do programa de Associados da Amazon, sem gastar nada a mais por isso e contribuindo para fortalecer a Comunidade RIOZEN Brasil clicando AQUI ou na foto.