Roda de PRESENTE NO MORRER

Quintas, das 19h30 às 21h, em 21 Encontros On-Line.
Início previsto em breve,

Estudo e Meditações do livro "PRESENTE NO MORRER: Cultivando compaixão e destemor na presença da morte", de Joan Halifax.


O que acontece na Roda

Vamos estudar e fazer as meditações propostas no livro PRESENTE NO MORRER, de Joan Halifax (veja a sinopse dele abaixo) em 21 encontros (Roda de Abertura + 20 encontros). Saiba mais sobre a autora clicando na foto dela ao lado.


Orientação

De Jorge Koho Mello Sensei. Conheça mais nosso querido Koho Sensei clicando na foto.


Facilitação

De Seu Sandro Câmara. Conheça mais nosso facilitador clicando na foto.


Sinopse do Livro

Presente no morrer é uma frase que prontamente descreve a condição humana. Nós podemos ser únicos entre as espécies, no sentido de sermos conscientes de nossa mortalidade. Apesar de a capacidade de contemplar a morte ser um traço humano essencial, a maioria das pessoas evita ativamente pensar sobre como sua vida pode terminar.

Enquanto a orientação dominante da cultura ocidental diante da morte é a negação, por mais de 2.500 anos os budistas têm estudado a questão de como alguém pode viver melhor na presença da morte. Em certo sentido, um ferimento ou doença que ameace nossa vida faz de nós todos budistas, acordando-nos da ilusão da imortalidade, de repente e desse tempo em diante. A partir do momento do diagnóstico, a morte se torna o sino que não para de tocar. Como uma temida chamada telefônica, podemos tentar evitá-la, mas o ruído está sempre lá. Podemos nos distrair com informações médicas e atividade frenética. Podemos beber ou tomar drogas para colocar a sujeira debaixo do tapete, mas nos momentos silenciosos nós podemos sempre ouvir o seu soar. Por último, usualmente relutantes, descobrimos que somente atendendo à chamada podemos ter esperança de silenciar a campainha estridente que soa dentro de nós.

Uma doença que nos ameaça a vida nos chama para um lugar – metaforicamente um deserto ou o pico de uma montanha – onde, assim que sentamos, o duro vento da realidade remove todos os ornamentos da vida, como o excesso de roupas, maquiagem e acessórios. Somos deixados nus, somente "eu" com minha inspiração e expiração neste momento, aqui e agora. A doença revela que a cada momento de cada dia nós estamos – e sempre estivemos – meramente a uma batida de coração distantes da morte. Este fato incontrovertível não precisa ser deprimente. Ao contrário, como Roshi Joan Halifax eloquentemente expressa neste extraordinário livro, nossa prontidão para morrer pode informar e avivar a maneira como vivemos e como nos relacionamos uns com os outros.


Inscreva-se

Para participar, a sua contribuição tem um valor sugerido (com desconto promocional para pagamento integral via PIX com inscrições e depósito realizados até 12 de Junho)  e dispomos de algumas bolsas de até 100% (prioritárias para pessoas negras, indígenas, lgbtqia+/trans/travestis ou com deficiência) para que nenhuma pessoa que deseje participar fique de fora.  

Por gentileza, inscreva-se e nos ajude a te conhecer melhor. Assim você garante o acesso à nossa Sala de Aula Virtual (onde estará os links dos encontros passados), ao grupo de comunicação via WhatsApp e ao recebimento de informações e materiais extras.

Acesse o Formulário de Inscrição clicando na foto ou AQUI.


Onde adquirir o livro?

Você pode adquirir o livro pelo nosso link do programa de Associados da Amazon, sem gastar nada a mais por isso e contribuindo para fortalecer a Comunidade RIOZEN Brasil clicando AQUI ou na foto.